domingo, 13 de setembro de 2009

Percurso Famalicão - Braga dia 13/09/09

Percurso Famalicão - Braga

A nossa aventura matinal foi marcada com um objectivo, percorrer o trilho Famalicão – Braga, um percurso aproximado de 26 km que liga estas duas cidades através de serras. Embora o grupo estivesse reduzido a dois elementos, foi muito bom, visto que serviu para relembrar os caminhos à muito esquecidos. Embora não tivéssemos atingido o nosso objectivo, Bom Jesus de Braga, esta foi sem dúvida uma preparação para o próximo domingo, onde o grupo vai fazer a ligação entre estas duas cidades, cerca de 55 km no total.

A nossa manhã começou às 8:30 de domingo, o tempo era favorável para uma aventura em contacto com a natureza… prometia!!! Deslocámo-nos nos nossos carros até ao início do monte, visto este ser longe das nossas casas. A vila de S. Martinho do Vale foi o ponto de partido, algures num loteamento enquanto nos preparávamos, o Bruno ia se entretendo com os dois cãezinhos que ladravam e faziam a graça naquela manhã. Saímos do local era 8:50, entramos logo numa zona florestal onde os caminhos que percorremos são muito acessíveis e de dificuldade média. Ao longo da serra existe no topo um estradão que percorre toda a serra, podendo no entanto escolher os vários trilhos, poucos explorados na zona. O percurso oferece aos visitantes a oportunidade única de se integrar e transitar livremente pela mata, subir montanhas vencendo os obstáculos naturais da serra, sentindo-se totalmente livre e em harmonia consigo mesmo e com a natureza, pois a força que emana da terra e a magia da floresta afloram a sensibilidade para a apreciação da beleza e da singeleza dos recantos que o percurso da trilha oferece.

Além da magia e beleza da floresta, pode-se observar alguns achados arqueológicos revelados recentemente dos antepassados romanos. A manhã foi curta porque as horas passavam rapidamente de forma que chegámos ao nosso local mais longe, o monte das letras, o ponto mais alto da viagem. Deste local podíamos avistar o Sameiro e logo a seguir o Bom Jesus de Braga, mas não seria desta que íamos lá. O regresso foi tranquilo percorrendo alguns trilhos diferentes, na procura de mais adrenalina. Após alguns singles, subidas e descidas chegámos ao ponto de partida. A manhã foi positiva e aconselhamos aos nossos parceiros da modalidade a conhecê-la. Assim nos despedimos desta pequena e grande aventura, na promessa de que pra semana cá estaremos, prontos para repetir a dose.

… os BTTFalcões


Aqui fica o link para verem o video: http://www.youtube.com/watch?v=dHwnzq8GTTc


1 comentário:

Ricardo disse...

Boas!

Óh Dani, explica lá essa coisa do "emana" da "singelesa". . puxa . . atacou-te alguma coisa foi?? Ou temos nós um poeta dramaturgo de pedais??

De qualquer das maneiras, estou ansioso por percorrer esses trilhos no proximo Domingo!